quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A arte do ressarcimento

Gastar dinheiro por aqui , como em qualquer outro lugar do mundo creio eu, é barbada. Barbada pelos apelos promocionais, variedades de porcarias intermináveis e barganhas muito atraentes. Ao mesmo tempo difícil para os que nao prorizam muito essa parafernália toda e gostam de dar uma economizada para seus respectivos fundos (hummm) como eu (no meu caso o FMIV; existente há mais de oito anos). E um processo complexo para os indecisos e levemente enrolados.
Desde que cheguei por aqui – contando do acréscimo de uma semana: dois meses – eu já cancelei tres contratos e fiz, no mínimo quatro devolucoes. Fora as que ainda estou cogitando.
Acabei descobrindo que essa é uma das poucas coisas que consegui realizar com exito e de primeira, algo fácil (dentro da medida do possível) e que funciona, embora se conversarmos com as pessoas erradas farao terrorismo e dirao “nao vao deixar, tu nao vai conseguir e bla bla bla. Entao vai a dica: nao acredite em tudo que dizem sobre a burocracia alema, muitas coisas sao mais simples do que se imagina e a “puxar pra baixo” nao há quem falte.
Tudo comecou com o meu controle remoto universal, mas no dia seguinte já recebi a grana de volta. Sim, a grana e nao um “vale-troca-qualquer-coisa-que-eu-nao-preciso-e-nem-queria-comprar-em-primeiro-lugar”.
Depois veio o contrato do aluguel. Esse foi o complicado. Passei uma semana ouvindo que nao seria possivel, que as coisas nao funcionavam assim, mas seguindo a lógica do “ou eu recebo aquilo pelo qual paguei ou entao negócio encerrado” fui argumentar que assinei o contrato para um lugar específico e nada funcionava, entao se o que eu “comprei” está “estragado” eu nao quero outra porcaria em troca, quero cancelar e quero o que me é de direito. Nem precisou argumentar, era tao obvio que os servidores calaram a boca dos agourentos.
Seguindo o baile comprei meu curso de alemao, e esse foi dificil, pesquisei pra la, pesquisei pra ca, catei um que parecia valer o custo beneficio e semana passada fui comecar o que ja queria ter feito desde a primeira semana aqui. Como sabemos nao deu certo. Cancelei o contrato e peguei meu dinheiro de volta.
Depois foi o contrato do tal de SMS´s. Um e-mail e pronto, tudo resolvido (por esse juro que nao esperava).
Até meu chinelo de um euro que arrebentou eu consegui (re)negociar.
Eis que numa dessas minhas últimas idas ao supermercado achei uma caixa de bolachas que pareciam deliciosas (pelo menos segundo o desenho da embalagem, é sempre assim) e por centavinhos também. Nao tive dúvida. Eram bolachas doces (eu imaginei, pelo desenho e por estar escrito na caixa um desses palavroes compostos alemaes contendo a “partícula” acucar).
Esperei uns tres dias pra abrir a caixa, fiquei nutrindo a vontade pra aproveitar melhor depois. E ai os coleguinhas sorriram todos nessa nova aula a respeito de expectativas e frustracoes e etc. A tal caixa era de acucar de confeiteiro, havia bolacha NENHUMA lá dentro e eu eh que nao vou saber nem em um milhao de ano fazer algo com aquilo.
Bom, a caixa de bolachas-acucar eu nao pude devolver, mas os bens duráveis eu já compro pensando em como seria a troca.
E mais uma vez abaixo as expectativas.

2 comentários:

Eu Sou de Falar disse...

Patyyy fica fria que eu vou te mandar uma receita de doce com esse açucar ae! hahahahahahaha

Só tu mesmo!
Saudade lindonaaa!

Amoo tu!

Coisa de guria disse...

Hahhaha
É isso aí! Abaixo as expectativas e quem tem boca vai à Roma!
Até pq tu tá bem amsi perto agora
:)
Beijos
MILI