quarta-feira, 2 de julho de 2008

E segue o baile

Pronta eu para meu primeiro dia de trabalho. Ansiosa acordei duas horas antes (pra nao ter perigo de me atrasar) e nove e tanto vieram me buscar. Ai, continuo sofrendo.
Cheguei na empresa, ja tinha sido apresentada a todos e fui entao levada para ver a area da fabrica, setores, etc e tal. Vimos um "filminho" e o filho do meu chefe nos leva para uma sala de "eventos" ("nos" leva digo porque tinha um outro cara junto, que faco a menor ideia de quem era, soh sei que falava alemao a mil, sem conseguir me olhar nos olhos, enquanto eu concordava e sorria - pra que sorrir pra alguem que nao olha no rosto eu me pergunto) onde estava arrumada uma mesa com muitos tipos de bebidas e ele comeca a colocar sanduiches dos mais variados, cucas, bolos, etc e tal. Eu, que muito singela, tinha preparado um sanduiche de marmita e iogurte, humilhadeta, agradeci e me botei a comer. Acredito que seja a tao conhecida "hospitalidade germanica" para com os visitantes (bem conhecemos em Forqueta, Lajeado, Arroio do Meio etc e tal). Entao entendi que o tal cara deveria ser um cliente ou amigo ou sei la eu o que a quem a fabrica tambem estava sendo "apresentada". Aproveitei e fui na onda porque nao sou boba nem nada. Mais uma vez tirei a barriga da miseria.
Depois disso descobri que iam pagar a minha tal passagem que comprei por €48, bem como todas as que eu comprar nos proximos meses para me locomover aqui em Dortmund. E viva o vale-transporte! Frutas tem a vontade, me disseram. Verdade, ja fui na pera. Agua tambem, cada um que passa vai logo pegando seu litrinho e meio (deve ser a ressaca diaria da galera). Cafe nem se fala, maquininha da nescafe eh bobagem.
As pessoas mega felizes trabalhavam, vestimentas das mais variadas (tinha mina ate de mini-saia, depois nos brasileiras que levamos fama), sorriso pra ca, sorriso para la... e eu soh pensando mais uma vez: me dei bem... apesnas de uma pergunta nao queria calar.
Eu que sou um tanto cetica tive que admitir que o cara sabe o que ta fazendo... menos quando diz respeito a mim.
Logo descobri que o chefao, dono da empresa, sai de ferias amanha. Meu outro "chefe" ficara fora da Alemanha nas proximas duas semanas. Sabe o que o dono me disse: "To saindo de ferias, na volta teremos mais tempo." Cara de ponto de interrogacao novamente eu.
Bom, passei o dia pensando em um projeto, acompanhando uma menina que me explicou um pouco o trabalho dela e me esclareceu os horarios de trabalho:
Seg-quinta: 07h45 ate 8h45, pausa, 09h ate 12h, pausa, 12h30 ate 16h40
sexta-feira: igual, mas termina as 14h50.

No final do expediente ainda recebi um celular. Ta bem, acho que o saldo foi positivo, nao?!
Agora a pergunta que nao quer calar: Afinal, qual eh o meu trabalho?

A volta para casa. Queriam me trazer. Dessa vez foram longe demais (alias me disseram pra chegar mais tarde amanha, ja que irei pela primeira vez de trem e pode ser complicadinho). Nao aceitei, peguei meu celular com radinho, entrei no trem e fui. Fui. Fui. Fui. Desci nao sei onde, mas minha intuicao dizia que eu tava certa. Achei por bem desligar o radinho... Perdida novamente me encontrava. Inventei de perguntar (em Alemao obviamente) como chegar na Universidade. Depois da comunicacao um pouco embaralhada consegui me achar. O que nao achei foi o onibus que tinha que pegar. Esperei. Esperei. Esperei. Nada.
Voltei pra estacao de trem. Sabia que tinha opcao de pegar outro que deveria me largar mais perto de casa. Esperei. Esperei. Esperei. Nao veio trem.
Uma menina veio me pedir informacoes. Aff, essa eu nao podia perder! Eu, dando informacoes sobre Dortmund, em alemao, uma semana e meia depois da minha chegada. Botei banca e respondi, toda atravessada, mas respondi. Ela agradeceu e foi pra outro lado.
Continuei esperando. Nada e mais nada. De repente, nao mais que de repente, um anuncio de algumsa coisa importante que deve ter acontecido ou deveria estar acontecendo. Obvio que nao entendi. Fui perguntar pra menina. Devem chamar isso de Karma.
Ela tambem nao tinha entendido. Ufa. Ja tava achando que meu alemon tinha falhado. Imagine soh.
Nos botamos a conversar. "nos" eh modo de falar. A velocidade que ela lancava aquele monte de palavras era assustadora, agora comeco a entender algumas coisas, mas eu fui absorvendo o que podia e respondendo quando dava uma pausa. Para minha surpresa nao devo ter errado nenhuma resposta, tipo, quando eles perguntam "mas o que voce esta fazendo aqui?" e voce responde: "sim" ou "nao". Acho que aprendi a distinguir essas. Aprendi tambem que alemao eh um povo muito motivador quando se trata de querer fazer com que voce acredite que ja sabe falar a lingua deles (ou realmente acreditam nisso, ou soh sacaneiam mesmo, porque continuam falando ligeirinho).
Desistimos do trem e fomos pegar o onibus. O onibus pelo qual eu tinha esperado mais de meia hora antes de voltar pro trem. Finalmente apareceu. Ja fui logo dizendo pra minha "amiga": pega ai o numero de meu celular (te mete hehe) e vamos combinar alguma coisa qualquer dia desses. Ela me deu o dela tambem, entao acho que nao assutei.
Resultado: muita comida, certas duvidas, uma leve apreensao, um reembolso, tardes de sexta ganhas, um celular, conversacoes em alemao, uma amiga nova (vamos ver se eh dessas que fica no "um dia...") e...
TRES HORAS PRA CHEGAR EM CASA DO TRABALHO! Espero achar o caminho amanha.

5 comentários:

Unknown disse...

Pati, sério.. tu realmente é uma figuraaa!!! Levar 3 horas para chegar em casa, espero que dá proxima vez vc se ache.. hehehehee
Good Luck!
Saudades muitas.. mas que bom que está dando tudo certo!!!
Bjããããooooo

Eu Sou de Falar disse...

O bacana é que nem em São paulo na saida do trampo as pessoas conseguem levar 3 horas pra chegar em casa.. hahahahahahha


Saudade minha linda!

Um beijo enorme!

Betania disse...

Que tosquera! Me mijei de rir, Pati tu e uma figura. Me diz uma coisa, pra eu ir ai, tenho q pegar avion pra outra cidade e depois trem? bjs

Anônimo disse...

Chuchuuuuuuuu!!!
Aiaiai, que saudades!
Toda vez que venho "te ver" saio dando gaitada. Me afofo de tanto rir! Mas ca pra nos... ta dando uns perrenguezinhos por ai, mas o saldo tah beeeemmmm positivo...
Soh nao gostei muito dessa amiga nova (ciuminhos, isso nao renova o nosso amor...). Hahahahahahaa!!!!
Acho que final do mes eu posso passear por ai, eh soh tu me convidar! Hiihihi
Te Amooooooo

Mima_Pati disse...

hahaha, pois eh, queria ter mais tempo pra escrever melhor e contar direito o que me passa por aqui.. talvez qdo algum cabo aparecer e eu tiver internet por casa!

Ebaaaaaaa, visitas a vista!! To esperando e querendo me programar pra ir tambem...

Be - nao sei se tem voo direto pro aeroporto de dortmund, da uma olhada, mas se nao tiver olha düsseldorf (e se nao köln). De qualquer um desses lugares eh barbado tu pegar um trem pra ca e dependendo de quando tu vier eu posso ate ir te encontrar no aeroporto com, esse meu "passe-livre". Olha ai, manda e-mais e vamos dar jeito logo.

Morango - tu tambem!! to precisando renovar nosso amor pessoalmente hihih, qta saudade sinto eu! viu que dia 19-07 tem a Love parade aqui?!?! tu ainda nao curte esses biriris ou Londres te corrompeu? De qualquer forma me avisa dos teus planos que eu quero te ver o quanto antes.