quarta-feira, 16 de julho de 2008

Por que?

Faz algum tempo que venho lembrando das mununas (com saudade, eh claro), das nossas viagens pra praia, pro mexico (onde lembrar nao foi o forte) etc e tal. E tudo isso ligado as nossas infinitas listas de "por ques" que muitas risadas rendiam.
Pra quem nao sabe, a lista de por ques consiste em uma lista de perguntas sarcasticas sobre as coisas mais bizarras que acontecem e-ou as pessoas fazem nas viagens como, por exemplo:
*por que comprar papel toalha quando se tem papel higienico?
*por que fechar o porta-malas tradicionalmente se pode fechar nos peitos?
*por que ficar rosa no rosa?
*por que tentar ir pro uruguai e acabar no mexico?
*por que causar tanto?
etc e tal, e todas consistem em piadas internas... o que so torna interessante (mas extremamente comico) para quem participou...
pois entao participo-lhes e garanto que pra mim nao foi la tao divertido:
*por que dormir apenas 2 horas e levar 3 pra chegar no trabalho?
*por que pegar tres trens?
*por que nao prestar atencao no que o coleguinha de trabalho explica EM ALEMAO?
*por que tentar tirar um soninho no toalete?
*por que perder o intervalo de almoco?
*por que tentar lavar roupa depois de tudo isso?
*por que querer economizar?
*por que usar a maquina quando se tem a pia?
*por que varal quando se tem janela, cadeira, macaneta, portas e box no banheiro?
*por que manter o chao do quarto "sem vida" quando se pode encher de agua e papel higienico?
*por que usar meias em pares ordenados?

aos fatos: apos uma semana desmotivada, tive que ir um pouco mais longe do que köln para desopilar. Um final de semana literalmente viajante (notas posteriores), extremamente divertido, mas bastante puxado... era a proposta. Alias, mais uma pra lista:
*por que seguir alguem que consegue se perder da cidade baixa ate o menino deus? (neh marcelo? brincadeira!).

Bem-vinda a segunda-feira, acordei as cinco da manha e peguei meus trens rumo ao trabalho.
Demorei hooooras pra chegar e muitos poucos cochilos puder dar. O que deu foi medo quando vi minha cara no espelho. Logo cheguei e lembrei que eu comecava justamente naquele dia em um outro setor: o de PLANEJAMENTO DA PRODUCAO... o querido colega se chegou a mim nas primeiras horas da manha e me explicou como fazer umas alteracoes nos numeros do sistema para tirar os calculos de estoque do negativo e deixar tudo pronto para um inventario a ser feito na sexta. Beleza. Fui fazendo, me atrapalhei um pouco, mas nada demais e o dia fluiu entre mil pescadas na frente do computador e admito nao guardo muitas recordacoes.
O que eu nao sabia era que eu teria que fazer O MESMO procedimento TODAS as manhas (pelo menos essa semana)... e agora ja nao sei mais se entendi direito e nem se to fazendo a coisa certa... acho que amanha vou pedir pra ele me "refrescar a memoria".. vou ensaiar pra nao parecer que eu faco a menor ideia do que se passou ate agora.. ops! Que venha o inventario!

Acabado o dia de trabalho eu me toquei pro centro e fui na casa de uma professora de alemao para conversar sobre minhas intencoes de comecar IMEDIATAMENTE meus estudos.
Conversamos, foi interessante e comecei a me animar...
Vim pra casa (quer dizer, fui pra casa, porque sigo sem internet la), comprei sabao em po E amaciante (eu GASTEI em amaciante) e decidi criar vergonha na cara e fazer minha primeira lavagem de roupas nesse lugar onde moro.
Para tanto eu havia comprado cinco fichinhas (que fazem a maquina funcionar). Para a secadora eram mais cinco e sendo €0,50 cada uma descobri que acredito somente em varal.
Separei as roupitchas e nao achei o volume muito grande. Pensei entao: economizarei. Peguei apenas tres fichas e fui. No caminho encontrei outra intercambista, perguntei o que ela achava e ela me disse "no minimo quatro"! ra, tadinha pensei eu, enganaram ela tambem, essa gente fica metendo um monte de fichas e nem deve fazer diferenca. Por via das duvidas deixei algumas pecas de fora e meti soh as que estavam realmente imundas.
Com leve pressa e ansiedade que me sao peculiares (ainda mais com o cansaco), coloquei minhas duas primeiras fichas no lance e pronto. Trancou. Resumo da opera: fiquei mais de UMA hora tentando tirar as fichas. Meu quarto fica no ultimo andar e as lavadouras no porao... so tem escada... subi e desci umas cinco vezes, peguei chave, pinca, lixa de unha, experimente bater, soquear e ate um gritinho confesso que dei. Apos muita briga eu, que sou brasileira e bla bla bla, consegui destrancar!! Coloquei minha terceira e, teoricamente, ultima ficha e funcionou. A maquina ligou, a agua molhou, a roupa girou e eu me fui pro quarto comer alguma coisa, tirar o lixo e todo esse bla bla bla de uma excepcional dona de casa, ou melhor, dona de quarto como eu.
Desci novamente e a maquina estava desligada. Belezitcha!! Masl podia eu esperar pra ver se a roupa ia ficar MEGA cheirosa com meu amaciante novo. Abri a porta da maquina e lavada fui eu, por uma enorme onda que la de dentro saiu, mas que deixou vestigios: no interior da geringonca tinha um rio. Me apavorei. Pensei em rir, chorar, gritar... mas respirei fundo e copmecei a tirar a roupa encharcada e cheia de sabao em po. Reuni minhas forcas e rezei entao para que ninguem chegasse e nao descobrissem que fui eu... me apareceu um rapaz egipcio, num primeiro momento chocado, num segundo perguntando se eu era nova por ali, no terceiro oferecendo ajuda e no quarto dizendo pra eu deixar assim (devo ter feito olhos de "to apavorada"), diria eu que evoluimos bem e acabamos nos entendendo (soh espero que ninguem descubra o numero do meu quarto, vai que queiram arrebatar a caucao que paguei).
p.s.: eu ate ia postar meu endereco, mas como ninguem manda nada mesmo, casa haja interesse encaminho por e-mail, nao to podendo divulgar... hihiii
Subi com minhas roupas encharcadas, algumas ainda semi sujas e manchadas e fui terminar o trabalho na pia do meu mini banheiro. Torci tudo e pendurei pelo quarto.
Quem ja pendurou roupa MUITO molhada deve saber que por mais que se torca a mao, elas pingam infinitamente... alagou meu quarto... ai vi minha caucao se indo pela infiltracao. Enchi o chao de papel higienico, respirei fundo e fui dormir... nao foi facil com o barulho das gotas a noite inteira.
Resultado de tudo isso: vou refletir melhor sobre gastos e investimentos, prestarei mais atencao nos botoes que aperto (porque ate agora tambem nao sei exatamente onde foi que eu errei), perdi duas meias, de pares diferentes.. e eu que ja nao ando la muito bem de meias vou usa-las e desfilarei por aqui cheia de atitude (celo e marta, han han?). Quem quer um par de meias combinando quando se pode alternar entre o azul e o branco?!?!

Mas bato o pe que nao vou me render pro tal do "barato sai...". Talvez soh um pouquinho... hehe

Assim sigo fazendo uma lista de por ques pros alemon que ate agora se perguntam:
*por que escovar os dentes depois do almoco?!?!
Brasileiro tem cada costume... e ate hoje a mulherada entra no banheiro e se choca comigo.... por que?

mas fica pra proxima....

2 comentários:

Anônimo disse...

ai que saudade, saudadona, ona, ona.
me mijo de rir com o teu blog sua toooosca!!! chego em casa e já vou direto pra ver se tem coisinhas novas!
tenho pensado muito em ti (que o orley não nos leia! hahahaha), tu te cuida aí tá meu amor??
mas eu sei que tu não te aperta, eta muié cuiuda essa!
te amúúúú!!!!

Anônimo disse...

Cada vez mais eu tô entendendo o quê quer dizer rir da desgraça alheia, he, he,he. As vezes me pergunto como tu aguenta e acho que é só rindo de tudo isso mesmo, e aí penso que essa é a maravilha do negócio, rir de tudo e de si paradoxalmente sabendo o quanto tudo é sério.Lembra das leituras? O bigodudo Nietzsche? "Ter de combater os instintos-eis a fórmula da décadence:enquanto a vida ascende, felicidade é igual a instinto.-"
Para a "maninha" que não se furtou de afirmar a própria vida. Marta