sexta-feira, 27 de junho de 2008

De como eh dificil abrir portas

Abrir portas na Alemanha eh uma coisa muito complicada. Requerer foco, paciencia e pesquisa, muuuita pesquisa. Deve ter curso tecnico e universidade pra isso. Nao falo da metafora "abrir as portas", eh literal. Passei dias sofrendo com essas portas "pesadas" que eu insistia em puxar e empurrar com muito esforco. Depois da empurrada, elas pegavam no tranco e dai iam sozinhas... bem achei uma tecnologia muito estranha. Dois dias atras descobri que as malditas possuiam uns MEGA botoes (mas bem escondidos) que precisavam ser apertados e tchan tchan tchan: as portas se abrem sozinhas, automaticamente. eta primeiro mundo, espero que a metafora siga de acordo.

Nunca torci tanto em um jogo de futebol. Na quarta-feira eu e meus deutsch friends fomos para um bar, apos eu ter ido ver um apt nivel medo e ter dado uma banda na cidade (tem rinocerontes alados por todo lado!) assistir a semi-final do campeonato Europeu. Quem me conhece sabe que nao acredito em futebol, mas okay, seguia eu na causa do estudo antropologico. Detalhe, o jogo comecava quase nove horas da noite, eu havia sido semi-arrastada (alias o que tem acontecido desde que cheguei em Dortmund, tirando meus momento de internet e busca por um quarto novo) o dia inteiro e meus olhos nao paravam abertos de jeito nenhum. Uma cervejinha nao colaborou e eu nao podia mais controlar o sono. Torci o tempo todo para que o maldito marcador chegasse aos noventa minutos. Um pouco antes disso o jogo empata (cinco minutos antes?). Me tornei a torcedora mais fanatica quando um amigo me olhou e disse "acho que teremos que ficar mais um pouco". Prorrogacao? penalts? sei la, nao entendo dessa ****, mas ai sim. Me possui, tirei forca do dedao do pe (que pequeno nao eh, entao deve ter reservas suficientes) e gritei, aplaudi, mandei correrem, pelamordedeus eu soh queria um gol... e veio! obrigada senhor. anotacao mental: assistir a um jogo de futebol carrega a mesma carga de diversao em qqer lugar do mundo e requer um melhor preparo psicologico da minha pessoa.

No meu primeiro dia em Dortmund fui levada ao super. A Aiesec pagaria minhas primeiras compras. Nada de alcool obviamente. Dias depois alguem vem me comentar que tinham dado muita risada da minha cara, porque a primeira coisa que peguei foi uma tal de Bier Wurst, algo tipico aqui (alias ficaram chocados com minhas compras que consistiam apenas em comidas prontas e enlatados, acho que manjaram que de culinaria eu nao entendo). O tal Wurst era um lance la de carne feito com ceva (pra mim parece mortadela).
Me digam agora que nao existe instinto?

O papel higienico eh muito grosso aqui e quem esta sozinha e ainda nao devidamente instalada, obviamente nao possui todos "apetrechos" necessarios para viver. Me faltam itens de limpeza, panelas, comida decente, cabides e guardanapos... fiz um sanduiche, queria enrolar em alguma coisa para colocar num saquinho "zip-lock" e trazer pro escritorio...
O papel higienico eh muito grosso aqui.

SOFRO MUITO NESTA TERRA, nao sei mais o que fazer. Meus primeiros dias ja foram em bonissima companhia, ajudas pra ca, ajudas pra la e apesar da desorientacao tudo se encaixando. Eis que recebo um convite do meu futuro chefe para uns "eventos" da empresa. Ao telefone ele fala algo sobre uma reuniao.. ai ai ai, achei que ja tinha mifu mesmo antes de comecar a valer meu contrato. Pois entao ontem me vou para a empresa. Detalhe: vieram me buscar. Cheguei la, fui apresentada ao pessoal - se dizem que os alemaes sao antipaticos e sisudos, eu definitivamente ando conhecendo as pessoas "erradas". Apos breve reconhecimento da area geografica da industria pegamos varias carros de galera e fomos para uma cidade proxima. O que rolou: tour de bus (tecnologico) pela cidade, fomos parar mo meio de um campo com moinhos que me deixaram de queixo caido, nivel sair correndo gritando pelada. Descemos e nos aguardava um passeio de canoa. Ta, os remos quase me mataram, mas fomos em 10 canoas e la pelas tantas ate banho rolou. Surreal, um cachorro do alem nos segui pelo riozinho e tivemos a brilhante ideia de coloca-lo dentro da canoa, bem na minha frente.. o que faz um cachorro molhado para se secar? Pois eh, umas quatro vezes...
Depois disso, risadinha pra la, fotinho pra ca e quando eu estava pronta pra ir embora... um "grillen" num restaurantezinho pra fechar a noite (versao deles pro churras). Buffet, batata com batata (literalmente comi), varias carnes, sobremesa... nao preciso dizer que a cara-de-pau tirou a barriga da miseria (tambem, andava eu numa media de uma refeicao por dia, dificil se alimentar em euros, nao sao mais as calorias que pesam). Me servi umas quantas vezes, tive que tomar uma cervejinha (chocada eu de fato com o que eles tem aqui, eu sempre ouvi falar, mas eh pra la de bom... mas soh pra fazer a social mesmo).
Quando me traziam pra casa ja fui (re)convidada para uma festa nesta singela noite de sexta ("parece que vamos ter coqueteis" me disseram, veremos...). E planos futuros para conhecer a noite do lado de ca... buenas, esse meu emprego ta me matando... agora soh falta comecar. E viva o endomarketing para quem sabe fazer de verdade! Isso ainda vai render.

Borala que hoje ainda procuro casa hihihiiiii

3 comentários:

Eu Sou de Falar disse...

Lindona!!!
Mas que sorte heim?!
Jantinha, passeio.. tu não quer mais nada né!? uhauahauhauhua

Saudade flor!
Um beijo!

Anônimo disse...

E aí minha velha, parece que os "ales blau" vão te conquistando aos poucos. Não sei se adaptação é o melhor termo, acho que mesmo a questão é tempo para que frustração e satisfação encontrem espaço para cohabitarem e que a vida vivida nessas novas paragens te toque com o "enlevo" de se viver. Bjus. Marta

Luciana Saraiva disse...

Amaaaaadaaaaa! Que boooom ler notícias tuaaas! Não pensa que esqueci de ti nesse tempo que fiquei sem comentar, viu? Eu tava numa correria por aqui, e queria tirar um tempinho para ler com calma tuas notícias! Que vida difícil tu anda tendo por aí, hein? hihihi
Tá, mas quero saber melhor...onde tu tá morando agora? Fiquei MEGA preocupada aquele dia no MSN. Bom, espero que a tua busca por um novo lar termine logo, e com sucesso. Por aqui, tudo indo, a partir de amanhã serei EP oficialmente e daí em diante só vai! AEEE!
Adoreeei as notícias que o Alemão mandou, ainda não respondi o e-mail mas já li e me diverti MUITO.
Bom, continua mandando notícias porque assim eu me sinto um pouquinho mais perto!
Um beijão pra ti! Te amo muuuito, tosquinha!